O que são as VACINAS?
- Ana Gonçalves
- 7 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2021

As vacinas são a melhor forma de prevenção para infecções contra um vírus ou bactéria. Ela é feita com o vírus/bactéria sempre em sua forma atenuada ou inativada, ela se passe pelo agente agressor, dessa forma, estimula o sistema imune a produzir anticorpos, seu organismo fica com a defesa pronta para quando você for contaminado, evitando de causar uma doença ou infecção.
No Brasil temos dezenove vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde, sendo que cada uma deve ser tomada em uma fase da vida.
Na infância deve ser aplicada:
-BCG: em dose única para prevenção da tuberculosa ,meningite tuberculosa e a tuberculosa e a tuberculose miliar. A vacina não possui eficácia de 100% na prevenção da TB, mas previne as formas graves da doença. No Brasil, em 2020, houve um aumento na incidência de tuberculose pulmonar, mas são raras a forma grave da doença.
-Hepatite-B :deve ser tomada a primeira dose ao nascer, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida, a 2° dose com 30 dias, 3° dose com 6 meses. É uma doença viral infecciosa, transmitida por secreção do doente, seja no sangue, fecal, da mãe para o filho na gestação ou durante o parto, é considerada uma IST, a melhor prevenção continua sendo a vacina.
-Pentavalente: deve ser tomada em três doses, atuando contra difteria, causa pela bactéria Corynebacterium diphtheriae; tétano, uma infecção aguda e grave causada pela toxina do bacilo tetânico Cloristridium tetani ; coqueluche, doença infecciosa contagiosa causada pela bactéria Bordanella pertussis; hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B.
-Poliomelite VIP inativada: contra poliomielite, uma doença viral altamente contagiosa, podendo levar a paralisia, a transmissão é feita pelo contato direto com fezes ou secreções eliminadas pelo doente.
-Pneumocócica10 valente: em três doses, contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas por 10 pneumococo. É uma vacina inativada composta por dez sorotipos de Streptococcus pneumoniae.
-VRH Vacina contra o rotavírus humano em duas doses. O rotavírus causa diarreia grave, frequentemente acompanhada de febre e vômitos. A vacina é constituída por vírus vivos atenuados, prevenindo gastroenterites graves.
-Meningocócica C: em três doses contra Doença invasiva causa pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C;
-Febre amarela: é uma vacina em dose única, sendo recomendado tomar caso não se recorde se tomou ou em perca da carteirinha de vacinação. É uma vacina feita com o vírus vivo atenuado.
- Poliomelite VOP atenuada:
-DTP : é uma vacina inativada, composta por toxoides diftérico e tetânico e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche, atuando contra difteria, tétano e coqueluche, sendo realizada em 5 doses.
-SCR: É uma vacina atenuada para o sarampo, rubéola e caxumba, sendo aplicada em duas doses.
-SCRV: É uma vacina atenuada, contendo vírus vivos enfraquecidos do sarampo, rubéola, caxumba e varicela, sua indicação é para crianças menores de 12 anos em substituição a SCR e varicela.
-Tríplice viral: em dose única contra sarampo, caxumba e rubéola;
-Hepatite A: em dose única, a Tetra viral em dose única contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora e a varicela atenuada.
-Varicela: é uma vacina atenuada com vírus vivo enfraquecido, prevenindo a catapora, uma das doenças mais comuns na infância, devendo ser aplicada em dose única.
Na adolescência deve ser tomada a HPV em duas doses contra o papiloma;
dependendo da situação vacinal anterior, deverá tomar a meningocócica, Hepatite B, Febre Amarela, Dupla adulto a cada 10 anos e Tríplice Viral.
Conforme a situação do indivíduo, na fase adulta deve tomar a Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Vira, dupla adulto e pneumocócica.
A melhor forma de prevenção para determinadas doenças é a vacina. Após uma breve análise das vacinas disponíveis no Sistema Unico de Saúde de nosso país, é visível a necessidade de vacinação e conscientização para a prevenção dessas doenças. Surtos de Febre amarela, por exemplo, se não tivesse, existiria inúmeros casos no país, assim como as outras doenças citadas acima. A população deve ter consciência da necessidade de manter as vacinas em dia, dessa forma, várias doenças são evitadas, melhorando a qualidade de vida do indivíduo, evitando mortes e agravos das doenças.
Referências:
https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-tetraviral-scr-v
https://hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centro-imunizacoes/Paginas/vacina-varicela.aspx
Comments