top of page

Nucleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF-AB

  • Foto do escritor: Ana Gonçalves
    Ana Gonçalves
  • 30 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Na publicação de hoje vamos falar sobre o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Esse núcleo foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008, de forma que apoiasse a consolidação da Atenção Básica no Brasil, é uma forma de preparar as equipes multiprofissionais de saúde com os problemas presentes na sociedade.

O NASF atua com profissionais de diferentes áreas de forma conjunta, não é uma serviço de especialidades na Atenção básica, trabalha de forma integrada com a equipe de saúde da família. Existe três modalidades NASF:

· NASF 1: Realiza atividades vinculada com 5 a 9 equipes de saúde da família ou atenção básica para populações específicas;

· NASF 2: Realiza atividades vinculada com 3 ou 4 esquipes de saúde da família ou atenção básica para populações específicas;

· NASF 3: Realiza atividades vinculadas com 1 ou 2 equipes de saúde da família ou atenção básica para populações específicas, sendo uma equipe ampliada.

A equipe do NASF deve ser definida pelos gestores municipais conforme a necessidade encontrada com base em dados epidemiológicos e sociodemográficos. Pode conter Médico acupunturista, assistente social, profissional de educação física, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista/obstetra, médico homeopata, nutricionista, médico pediatra, psicólogo, médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, médico geriatra, médico internista, médico do trabalho, médico veterinários, profissional de saúde sanitarista, enfermeiro, ou seja, profissionais graduados em saúde com especialização em saúde pública ou coletiva.

A equipe deve ter um espaço para discussões, focando na gestão do cuidado, podendo ser reuniões e atendimentos conjuntos para um aprendizado coletivo, sendo uma forma de apoio para as equipes de saúde da família.

De forma simples, podemos perceber que o NASF serve para fortalecer o serviço nas unidades de saúde, auxiliando nas problemáticas da unidade e acrescentando a toda equipe já existente, procurando formas de melhorar o atendimento e atenção a comunidade.

Deixo abaixo um vídeo explicando de forma clara e simples sobre as diretrizes do NASF.





 
 
 

Comments


© 2021 por Ana Paula Gonçalves. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page