FAKE NEWS SOBRE VACINAS
- Ana Gonçalves
- 7 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2021




O movimento Anti vacina não é algo novo no Brasil e no mundo, sendo considerado um risco a saúde global. O risco é tão algo quanto doenças causadas por vírus, pois pode reverter toda a evolução e progresso obtido através da vacinação. O Brasil era um país referência para vacinação, mas segundo o Ministério da Saúde, em 2019 o país não atingiu meta pela primeira vez desde 1994 em nenhuma das vacinas ofertadas pelo SUS.
O covid 19 é algo novo para o mundo todo, sendo visível a preocupação da população quando a doença e sua prevenção. A situação política atual possui grande influência para essa preocupação, uma vez que representantes de alto escalão do país promovem discursos sem base científica para a população, sendo referência para boa parte do país. A partir do momento que uma figura importante do país acredita que sua opinião vale mais do que pesquisas científicas, inúmeras informações falsas passam a circular nas redes sociais para convencer a população de que a oposição está errada, sabendo que muitos leigos irão acreditar em qualquer informação sem referência encaminhada pelo whatsapp, por exemplo.
Como exposto nas imagens acima, falsas informações absurdas são repassadas, influenciando a população a se recusar tomar a vacina. A falta de informação é tão grande que uma brincadeira de mal gosto do presidente virou piada internacional. A vontade de difamar a vacina, insinuando que não sabiam do que ela era feita, foi dito que poderia "virar jacaré" o indivíduo que fosse vacinado, causando medo a população com grau de instrução menor. Através desses exemplos, cabe a nós estudantes, profissionais da saúde e pessoas com conhecimento combater as fake news, encaminhar notícias verdadeiras, artigos e estudos para a população compreender como é feita uma vacina, como ela age, para que serve e sua importância no combate ao novo coronavírus.
Comments